Nossa História
Operamos no Municipio de São Gonçalo há 12 anos.
Somos independentes, possuímos estrutura própria, vida e administração locais. Somos pessoa jurídica independente das demais associações da Cruz Vermelha existentes no País, assim como do Órgão Central.
Conforme estabelecido no artigo terceiro do Decreto Federal n° 23.482, de 21 de novembro de 1933, operamos à seguinte
estrutura administrativa:
a) Assembleia Geral Municipal;
b) Conselho Diretor Municipal;
c) Diretoria Municipal.
Iniciativa, independência e colaboratividade.
A Cruz Vermelha Brasileira de São Gonçalo, é uma associação civil com persona lidade jurídica independente e sem fins lucrativos, de natureza filantróprica, com prazo de duração indeterminado, conforme estabelecem o Decreto n° 2.380, de 31 de dezembro de 1910, e o Decreto n’ 23.482, de 21 de novembrode 1933, ambos da Uniáo Federal e com força de Lei, com sede na cidade de SÃO GONÇALO, Estado do Rio de Janeiro.
Nossos recursos serão aplicados na consecução de seus objetivos e fins
estatutários, exclusivamente dentro do país, sem prejuízo de suas obrigaçóes como associação afiliada, sob forma federativa, à Cruz Vermelha Brasileira.
Nossos membros não respondem, direta ou subsidiariamente, pelas obrigações sociais, não tem participação de seus resultados, ou. patrimônio. Na hipótese de dissolução, assim como náo perceberáo qualquer remuneração quando no
exercício de cargos em órgãos de direção, fiscalização ou deliberação.
.
A instituição surgiu em 1863 e credita-se esse surgimento aos relatos realizados por Henri Dunant, um empresário suíço que ficou chocado com a mortandade causada por uma batalha ocorrida em 1859.
A Cruz Vermelha é uma instituição humanitária internacional sem vinculação estatal que atua na defesa de pessoas em situação de vulnerabilidade causada por conflitos armados. O objetivo dessa instituição é fornecer auxílio, de forma a garantir a proteção dessas pessoas e a aliviar o sofrimento delas causado pela guerra.